quinta-feira, 23 de junho de 2011

UFJF está na semi-final da Copa Rio de vôlei

por Lívia Garcia

A equipe masculina de vôlei da UFJF está classificada para as semi-finais da Copa Rio. O time venceu hoje o Botafogo, por 3 sets a 2 (25x17/ 23x25/ 22x25/ 25x09/ 16x14), e conquistou o primeiro lugar do grupo B. Ontem, a UFJF bateu a Unipli por 3 a 0. Amanhã a equipe folga e aguarda o confronto entre Tijuca e Metrô Rio para conhecer seu adversário na semi-final, no sábado. Se vencer, disputa a final no domingo. A Copa RIo é disputada em Niterói-RJ.

Para a semana que vem, o time da UFJF aguarda a confirmação do início de sua competição mais importante: a fase classificatória da Liga Nacional - a segunda divisão do vôlei brasileiro. O torneio está agendado para começar na quarta e terminar domingo, mas a Confederação Brasileira de Vôlei ainda não sacramentou a realização da etapa.

Contando com a chegada de três reforços na semana passada, muito treinamento e jogos amistosos, a equipe se mostra confiante. As últimas contratações foram o levantador Ricardo Avis, de 27 anos, que em 2010 foi capitão do time da UFJF na Liga Nacional; o oposto Wanderson Campos, de 23, que foi campeão da Super Liga pelo Minas e campeão mundial juvenil; e o central Diego Lopes, de 24, que estava em Portugal. “Os jogadores possuem uma qualidade técnica muito grande. Ter atletas como estes na equipe só contribuem para um melhor desempenho”, destacou o técnico, Maurício Bara.

O oposto Wanderson e o levantador Ricardo chegaram na semana passada
 
 
O central Diego foi o último a chegar, mas já está com o time

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santos é campeão! Futebol alegre, vencedor!

por Danielle Quinelato

Já era de se esperar. Fazendo jus à expectativa da imprensa e do povo brasileiro, o time que apresenta melhor futebol atualmente no país levou mais um título. E merecidamente. Comandado por Muricy Ramalho fora de campo, e por Neymar e Ganso dentro das quatro linhas, o Peixe confirmou o favoritismo e fez os mais de 40 mil presentes no Pacaembu delirarem com a vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol, do Uruguai.

Os 2 a 1 foram construídos no segundo tempo, e olha que poderia ter sido mais, se o atacante Zé Eduardo fizesse dois gols quase feitos. Mas isso não atrapalhou. Nem o fato de os uruguaios não saberem perder. Os garotos da vila repetiram um feito que somente o time de Pelé havia realizado em 1962 e 1963, e também estão fazendo história. Pelo futebol alegre, bonito e que funciona. Futebol que, por vezes, é esquecido no Brasil, mas que nunca deixou e nem vai deixar de existir. E times como o de Pelé e o de Neymar e Ganso me fazem ter certeza disso.

Agora, que venha o Barcelona no Mundial Interclubes em dezembro. De repente, não vejo a hora do Campeonato Brasileiro acabar.

Juiz-foranos se aventuram de moto pela América do Sul

por Natany Bersan

Hotto Mendes, Milton Dayrel, Hebert Maximo, Saulo Santana, Luiz Vieira e André Luiz são amigos, apaixonados por motos, e se aventuram sobre duas rodas, desde 1999, pela América do Sul. O grupo faz uma viagem longa por ano e já alcançou destinos como o deserto do Atacama, no Chile, Macchu Pichu, no Peru, e a salina de Uyuni, na Bolívia. A última viagem, em fevereiro desse ano, foi a mais longa e rendeu, ao todo, 14.200 km. O destino foi Ushuaia, na Argentina, o lugar habitável mais ao sul do mundo. No Brasil, além de vários lugares, como o Pantanal, as motos já venceram o desafio de passar pelos Lençóis Maranhenses.

Apesar de serem recompensados por belas paisagens, os percursos não são fáceis. Os motociclistas relatam que, algumas vezes, tiveram dificuldades para encontrar local para dormir, pois estavam em estradas muito longas e já cansados. Além disso, sofreram com a altitude da Cordilheira dos Andes, na Bolívia, onde, a cerca de 5000m, algumas das motos falhavam devido ao ar rarefeito.

André Luiz, um dos mais admiradores de motos e esportes relacionados, já participou, além das expedições, de vários campeonatos de motocross. “A paixão vem de 30 anos atrás, quando comprei minha primeira moto, ainda menor de idade, e se fortaleceu, ainda mais, quando comecei a fazer trilhas”, conta.


O grupo começa a planejar o trajeto com meses de antecedência e, para 2012, a intenção é chegar até o México. Os detalhes das expedições estão descritos no blog dos aventureiros: http://www.demotonosandes.blogspot.com/ .

aventureiros juiz-foranos na geleira Perito Moreno - Patagônia, Argentina

terça-feira, 21 de junho de 2011

UFJF é palco do slackline nos finais de semana

por Paula Abranches

Slackline é um nome novo para a velha 'corda bamba' do circo. A passagem de brincadeira para esporte é atribuída a dois escaladores americanos, nos anos 80, na Califórnia.

Há dois anos o slackline chegou à Juiz de Fora, e segundo a praticante e estudante de Educação Física, Mayara Vilaça, a atividade deve ser realizada em um espaço que não ofereça risco aos alunos. O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora é o local preferido para os adoradores e profissionais que praticam o esporte.

O slackline determina muita força, equilíbrio e concentração para a prática. As finalidades são tecnicamente fáceis: andar em uma fita de um ponto a outro sem cair. Mas, manter-se equilibrado na corda exige concentração e preparo físico. O esporte também é importante para desenvolver a autoconfiança e a coordenação motora.

Para Mayara o esporte requer muita concentração e equilíbrio e isso são as maiores dificuldades encontradas pelos alunos. As primeiras reações de quem nunca praticou o slackline, segundo a estudante, são o medo, a tensão e a apreensão no momento da primeira experimentação. Os encontros na UFJF são realizados nos finais de semana, e de acordo com Mayara a procura pelo esporte está crescendo, após uma divulgação realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora.

A cidade ainda não possui competições da modalidade, mas está aí uma boa oportunidade para se pensar no slack como um esporte de competição nacional.

Brasil começa bem na Sub 17

por Rosiléa Archanjo

A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo Sub 17. A equipe comandada pelo técnico Anderson Ávila derrotou a seleção da Dinamarca por 3 a 0, em Guadalajara, no México. Ademilson foi o nome do jogo com 2 gols marcados.

O jogador do São Paulo abriu o placar, aos 31 minutos do 1º tempo, com um chute de fora da área. Depois, aos 11 do 2º tempo, o lateral do Fluminense Wallace marcou o segundo, com um chute cruzado na entrada da área. Logo em seguida, aos 33, Ademilson completou a goleada com um chute da meia lua.

A força ofensiva da seleção brasileira foi boa na segunda etapa, apesar do maior tempo de posse de bola da Dinamarca. Se o entrosamento do time, aliado à boa técnica, continuar nos próximos jogos, a seleção brasileira tem grande chance de chegar na fase decisiva do mundial e, quem sabe, conquistar seu quarto título.

A próxima partida da equipe no mundial será contra a Austrália, nesta quinta, às 15h, também em Guadalajara.

O declínio de Bellucci

por Sara Muniz

A maior esperança brasileira no famoso torneio de Wimbledon acabou se tornando um fiasco. Thomaz Bellucci jogou tão mal que não parecia ser o tenista número 28 do mundo. Cometeu vários erros e não ameaçou o alemão Rainer Schuettler, que venceu por 3 sets a 0 (7/6, 6/4 e 6/2).

Belluci começou o ano passando a treinar com Lari Passos, o mesmo técnico de Gustavo Kuerten, e vinha tendo um ano excelente. Seu auge foi no torneio de Madri onde derrotou dois “top 10” e chegou às semifinais. Daí por diante, o tenista acumulou campanhas pouco expressivas, chegando à sua eliminação precoce em Wimbledon. O público brasileiro, que antigamente vibrava com o tênis, parece que vai ter que esperar mais um pouco pra conferir uma conquista de um tenista brasileiro em atividade.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tupi vence primeiro jogo-treino na preparação para a Série D

por Marina David

No último sábado, o Tupi entrou em campo para o primeiro jogo-treino preparatório para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida foi contra o América de Três Rios, em Três Rios, e o Galo Carijó venceu por 2 a 0. O técnico do Tupi, Ricardo Drubsky, aproveitou a partida para testar 20 jogadores diferentes. Um bom jogo para o Galo que precisa treinar bastante para iniciar com tudo a serie D.

Na próxima quinta, feriado de Corpus Christi, o Tupi faz outro jogo-treino, contra a seleção de Coronel Pacheco, em Coronel. O tupi estréia na serie D no dia 17 de julho, e conta com adversário como Gurupi de Tocantins e Gama do Distrito Federal.

domingo, 19 de junho de 2011

Clube Bom Pastor tem fim de semana movimentado nas piscinas

por Bárbara Lage

O Clube Bom Pastor é tem história e tradição no esporte da cidade e, até, do estado. O forte são as categorias de base, que acumulam títulos e boas colocações no vôlei, no futsal e, em especial, na natação. Neste fim de semana os atletas do Bom Pastor disputaram, mais uma vez, importantes competições na piscina: o Campeonato Mineiro Petiz e Infantil e o Campeonato Mineiro Masters.

Mineiro Petiz e Infantil de Natação de Inverno
No Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, o Bom Pastor conquistou o 5º lugar na categoria Petiz e o 7º na Infantil. O destaque foi Matheus Santos Castilho, 1° lugar nos 100m Borboleta Masculino – Petiz 2. O clube levou para BH 15 nadadores com idade entre 11 e 14 anos. O objetivo da equipe, segundo o treinador Jonas Almeida, era ficar entre as 5 melhores equipes do estado. Jonas tem 22 anos de natação e há 4 é técnico da categoria no Bom Pastor.

O treinador da equipe, 3 dias antes do início da competição, falou sobre o campeonato, o que a competição representa para o Clube e suas expectativas.




Mineiro Masters On-line
Também neste fim de semana, o Bom Pastor participou de uma grande novidade no esporte brasileiro. A Federação Mineira Aquática promoveu o Campeonato Mineiro de Masters On-line, disputado simultaneamente no Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora, e no Praia Clube, em Uberlândia. É o primeiro evento esportivo on line do Brasil, porque, através da internet, sincronizou os resultados das piscinas de JF e Uberlândia. Assim, os atletas disputavam não só com os competidores com quem dividiam a piscina, mas com outros que caíam na água no mesmo momento, mas a centenas de quilômetros de distância.

Os competidores iam do Masters 20+, nascidos entre 1987 a 1991, até o Masters 90+, nascidos a partir de 1921. Competiram pelo Bom Pastor 56 nadadores, e o clube ficou em segundo lugar.

Acompanhe: imagens do evento, o esclarecimento sobre o campeonato, o cotidiano no Clube e as perspectivas contadas, dias antes do acontecimento, pelo treinador Christian Marini.

Seleção se despede do Brasil com vitória e parte para a fase final

Por Gabriela Carreiro

A seleção brasileira de vôlei masculino conquistou vitórias nos dois últimos jogos em casa pela Liga Mundial, contra Porto Rico. Os brasileiros venceram ontem e hoje por 3 sets a 0, com o ginásio do Ibirapuera lotado. O técnico Bernardinho usou 12 jogadores diferentes nos confrontos, o que faz o diferencial da nossa seleção. Temos um elenco muito bom e vasto, com opções que mantêm o jogo no mesmo ritmo, não deixando cair o nível. O rodízio de jogadores é também uma ótima oportunidade de cada um mostrar seu valor para ser escalado para a fase seguinte nos Estados Unidos. Foi o que fez no último jogo o central Sidão. Apesar da boa atuação da seleção, aliviando a derrota contra a equipe dos Estados Unidos na semana passada, é preciso aprimorar bloqueio e saque para a segunda fase. Os porto-riquenhos foram adversários mais fracos, mas serviram de alerta para os ajustes do grupo brasileiro.

Ginasta Juiz-forana classificada para o mundial mira olimpíada de 2016

por Rafael Domingues

Enquanto o país todo se prepara para receber os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, alguns atletas sonham e se preparam para fazer bonito junto com o país. É o caso de Perola Furtado Barreto, de 12 anos, que almeja estar em plena forma na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Atual campeã panamericana de ginástica de trampolim de sua categoria, a ginasta já está classificada para o Mundial de Ginástica que será disputado na Rússia em outubro, e garante que é só o começo. “Gosto muito da ginástica e espero que em 2016 eu possa conquistar uma medalha na olimpíada aqui no Brasil” afirma.

Pérola já disputou competições em todo país, soma várias conquistas e não se assusta com a pressão de competições nem com o fato de ser considerada uma ‘ginasta prodígio’. “É simples, é só pensar que você está treinando. Aí, tudo fica mais fácil”, responde com a tranqüilidade típica de sua Idade.

A ginasta, juntamente com outros quatro atletas de Juiz de Fora que se classificaram para o mundial, faz parte da equipe de ginástica do Instituto Viana Júnior, e se prepara sob a supervisão do técnico Deber Zambelli.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Brasil, 'El Líder'!

por Bárbara Lage

Neste fim de semana, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, será o território de um Brasil confiante, determinado à vitória, anulando todo e qualquer milésimo de distração. Testes? Não nesse estágio da Liga Mundial em que o único elemento aceito para integrar o elenco é a conquista por resultados.

O professor entra confiante contra los atletas, mas todo cuidado é pouco. O que não pode acontecer é, logo agora, no topo, na liderança do grupo A, a seleção brasileira resolver apresentar a luz ao lanterna!

Todos os lances desse confronto de vôlei, Brasil x Porto Rico, acontecem sábado e domingo, a partir das 10h. Bernardinho e nossos outros ídolos convocam, com total segurança, a nossa torcida, sem que sejam necessários testes.

Natação da UFJF representa JF na Copa Café com Leite

por Betânia Bertelli

No próximo feriado de Corpus Christ, a turma de natação da UFJF vai participar da Copa Café com Leite, em São José do Rio Preto-SP. A competição reunirá três faculdades do Estado de São Paulo e três de Minas Gerais. A equipe da UFJF será formada por alunos da Faculdade de Medicina.

Um desses alunos é Christian Barbosa. Ele nada desde os 4 anos, por incentivo de sua mãe, e mal sabia ela que depois de 15 anos veria seu filho participando de várias competições. Ele começou a treinar no Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora, e sempre se dedicou muito para se tornar um grande nadador. Já competiu, também, pelo SESI e pelo colégio Academia.

Com a falta de tempo para treinar, ele, agora, pratica quatro dias por semana durante 1h30, mas não se dá por satisfeito, afinal, “quando eu tinha melhor forma física, a gente treinava de segunda a sexta cerca de 2h30 e nadávamos 6 mil metros, e aos sábados 4 mil metros”. Hoje Christian compete mais nos 50 e nos 100 metros livres que são provas mais curtas, mas já competiu nos 400, 800 e até 1500 metros. Christian já participou de vários campeonatos municipais, mineiro e do sudeste, conseguindo um ouro estadual nos 100 metros livres e algumas medalhas de prata e bronze. 

E para aquecer para a Copa Café com Leite, nesse final de semana Christian vai participar do Campeonato Mineiro de Masters, uma competição para nadadores que já competiram nas principais categorias. As provas serão disputadas no Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora, no sábado e no domingo, a partir das 9h.

Nadador Christian Barbosa exibe medalhas e troféus conquistados ao longo da carreira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Diretoria do Tupi promete time forte para a disputa da Série D

por Gabriela Carreiro

Faltando apenas um mês para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, o Tupi trabalha firme para fazer os ajustes finais na equipe. Com o ciclo de contratações fechado, o diretor de futebol do Tupi, Pitti, acredita que o elenco está preparado, apesar do pouco tempo de trabalho e da conquista da vaga em cima da hora: “Fizemos várias contratações e conseguimos um suporte financeiro maior que nos últimos anos. Hoje temos 30 jogadores no grupo, e ter peças de reposição em uma competição longa como o Brasileirão é importante para que o projeto dê certo”, contou.

Pitti ainda comentou que para o segundo semestre o alvinegro vai ter como ponto positivo a presença de velhos conhecidos no elenco, e isso pode ser um trunfo na campanha do clube de Santa Terezinha: “Hoje, contamos com o Henrique, o Felipe Cordeiro, o Michel e o Ademílson. Esses jogadores já conhecem o clube e isso facilita na adaptação e no entrosamento. São jogadores identificados com a nossa filosofia de trabalho”, destacou.

Apesar de uma série de pontos positivos e um planejamento bem feito, o supervisor de futebol do clube aponta a tabela do campeonato como o maior desafio do Tupi: “Vamos ter que viajar pelo menos quatro vezes ao Centro Oeste. Isso nos causa transtornos e dificuldades. Mas, pela vaga na Série C, vamos passar por cima disso e trabalhar forte em campo”, encerrou.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Neymar diz que nada o tira do Santos

por Betânia Bertelli

Neymar foi cercado de repórteres durante o desembarque do Santos em Montevidéu e afirmou que não vai sair do time santista para jogar no Real Madrid, como alguns boatos sugeriam. Neymar tem contrato com o Santos até 2015, e o clube espera contar com novas parcerias para manter o jogador no elenco.

Hoje é muito raro vermos jogadores que permaneçam em seus times de origem. A maioria deles prefere sair do Brasil para jogar em times europeus. Pode até ser um sonho, mas adoraria que os jogadores voltassem a honrar seus clubes de origem. Não sei se essa é a intenção de Neymar, mas espero que seja. E também espero que ele permaneça no Santos, não só pelo salário que recebe, mas pelo orgulho de ser brasileiro e jogar em seu país. Ainda tenho esperança de ver jogadores como Zico e Pelé, que sempre tiveram amor ao clube e à camisa e jogavam sem se preocupar tanto com o salário que recebiam, assim como Juninho Pernambucano está fazendo na volta ao Vasco. Sei que o salário é importante, mas a paixão pelo futebol também é. Sou a favor de que o jogador jogue em seu país por amor e depois, quando já estiver para se aposentar, saia do país e ganhe dinheiro, como fez Zico. O que vemos no Brasil nas últimas décadas é exatamente o inverso.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Triatletas juiz-foranos conquistam medalhas no Rio de Janeiro

por Ana Carolina Carneiro

Os atletas da equipe Saúde Performance de Juiz de Fora participaram no último domingo, no Rio de Janeiro, da segunda etapa do campeonato carioca de Short Triathlon. A prova tem percursos mais curtos que o tradicional, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Pablo Casadio foi o terceiro na colocação geral. A veterana Beatriz Hollanda brilhou, e ficou com a vitória em sua faixa etária, de 55 a 59 anos.

Outros atletas competiram nas distâncias olímpicas -1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. O estreante Diogo Fiochi conquistou o segundo lugar entre os competidores de 25 a 29 anos e terminou na sétima colocação geral da prova. Já Marcius Itaborahy foi o terceiro na divisão etária de 45 a 49 anos. O técnico do grupo e triatleta, Marcos Hallack, sabandonou a prova logo após iniciar o ciclismo. Ele vinha se recuperando de uma virose.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MotoCross e Mountain Bike: paixão sobre duas rodas

por Sara Muniz


A primeira vez que Marcelo Pantani, 30 anos, subiu em uma bicicleta para participar de um competição de mountain bike foi em 1999, na reserva biológica do Poço D’antas, em Juiz de Fora. O garoto de 18 anos que, até então, fazia parte da plateia tinha, naquele momento, sua vez de atleta. Lá se vão 12 anos de experiência e a paixão pelo esporte ainda continua a mesma: “ O mountain bike é minha razão de viver”, afirma Marcelo.

Assim como Marcelo, Paulo de Mattos, 19 anos, também gosta de estar sobre duas rodas. Praticante de motocross, modalidade enduro, desde os 11 anos, Paulo conta que apesar do interesse pelo esporte foi difícil começar a praticar. “Quando ganhei do meu pai minha primeira moto surgiu a vontade de experimentar o esporte, mas não levava jeito pra coisa. A primeira vez foi um fracasso e pensei ate em desistir. Mas me interessava tanto pelo motocross que decidi tentar, encarar as dificuldades. Graças a Deus, superei o momento e peguei a “manha” do negócio”, diz Paulo.

O mountain bike e o motocross são considerados esportes radicais, aqueles que exploram ao máximo os limites do praticante, já que os colocam em situações extremas de velocidades, altura, temperatura, pressão e outras variantes. Quem deseja se aventurar na prática desses esportes precisa ter resistência, equilíbrio e saber respeitar os limites do próprio corpo. Além de se preocupar em utilizar os itens de segurança, algo indispensável quanto o assunto é esporte radical.

Apesar do risco que oferecem, esses esportes trazem benefícios para a mente e para o corpo. “ O esporte me ajudou muito em vários aspectos da minha vida. Melhorou meu condicionamento físico, me deu mais disposição para agir, falar e pensar. Ao praticar o esporte tenho a sensação de liberdade , e isso faz bem pra cabeça”, diz Marcelo. Paulo concorda: “ É uma sensação muita boa, só quem vive sabe o que é. Você consegue descarregar o estresse da semana inteira em um só dia”.

Marcelo Pantani em uma de suas competições pela região

Paulo de Mattos treinando motocross

Armação alvinegra começa a funcionar

por Natany Bersan

O meio-de-campo do Botafogo que, há bastante tempo, vinha sendo um dos principais problemas do time, deu sinais de melhora na partida contra o Coritiba. O meia-atacante Elkeson, que mal chegou a General Severiano e marcou um gol, fez outro ontem e ainda lançou uma bola primorosa pra Maicosuel colocar pra dentro. Agora, parece que a preocupação vai ficar por conta do ataque alvinegro, mesmo com o golaço do atacante Alex, que garantiu a vitória carioca. É que o ídolo da torcida, Loco Abreu, vai desfalcar a equipe por um bom tempo, já que vai servir à seleção Uruguai na Copa América.

domingo, 12 de junho de 2011

Tupi inicia busca por vaga na Terceirona do Brasileiro

por Thiago Fraga

O Tupi inicia na próxima sexta-feira, dia 17, mais uma busca pelo título da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O Galo Carijó, participou de todas as duas edições do campeonato realizadas até hoje. Em 2009 obteve seu melhor resultado, quando foi eliminado pela equipe do Macaé nas quartas-de-final, ficando a uma vitória do acesso à terceira divisão. No ano passado, o Tupi se classificou na fase de grupos mas foi desclassificado pelo Uberaba no mata-mata da segunda fase.

O técnico recém chegado, Ricardo Drubscky, trabalha a menos de uma semana com o grupo em Santa Terezinha e vai ter mais poucos dias até a estreia na sexta, quando vai a Goiás enfrentar o Itumbiara, primeiro adversário da chave A5, que ainda tem o Gurupi do Tocantins, Anapolina de Goiás e Gama do Distrito Federal. As cinco equipes jogam em ida e volta, os dois primeiros se classificam para a próxima fase.

“O Tupi fez um primeiro semestre mediano, terminando o Mineiro em sexto lugar. Com o Ademílson de volta ganhamos muita força no ataque, além dos reforços Marquinho, Alisson e as voltas do Felipe Cordeiro e do Henrique. É uma mescla interessante entre experiência e juventude que pode dar certo. Agora é correr contra o tempo para o time ter padrão de jogo e entrar forte por uma vaga na terceirona ano que vem”, afirma o torcedor Antônio Carlos Castro.

Classificando-se para a próxima fase, o Galo enfrentará o primeiro ou o segundo colocado da chave A6, que conta com o mineiro Villa Nova, os cariocas Sendas e Volta Redonda, o capixaba São Mateus, além do brasiliense Formosa.

Jogos do Tupi na primeira fase
Itumbiara x Tupi 17/07 (16:00) Estádio Juscelino Kubitschek, Itumbiara
Tupi x Gurupi 24/07 (16:00) Estádio Mário Helênio, Juiz de Fora
Gama x Tupi 31/07 (17:00) Estádio Bezerrão, Gama
Tupi x Anapolina 14/08 (16:00) Estádio Mário Helênio, Juiz de Fora
Anapolina x Tupi 28/08 (16:00) Estádio Jonas Duarte, Anápolis
Tupi x Gama 04/09 (16:00) Estádio Mário Helênio
Gurupi x Tupi 11/09 (16:00) Estádio Resendão, Gurupi
Tupi x Itumbiara 18/09 (16:00) Estádio Mário Helênio, Juiz de Fora

F1 movimentada mais uma vez

por Paula Abranches

O dia não começou nada bom para os pilotos. A chuva atrapalhou e paralizou a prova na volta 25. É uma corrida que tinha tudo para agradar: pista estreita, chuva e a melhora dos carros da Ferrari. Mas já no começo, a largada foi dada com o Safety Car permanecendo na pista por quatro voltas. Com a saída do SC começaram as confusões: Hamilton e Webber se tocaram, o australiano rodou e perdeu várias posições. Mas não parou por aí, com sua grande sede e agressividade. Hamilton somou às suas polêmicas manobras no último GP de Mônaco: forçou um toque com Jenson Button, quebrando assim sua suspensão traseira, abandonando a prova logo nas primeiras voltas. Após duas horas de paralização, a corrida foi reinicida. E o final, o inesperado. Button ultrapassou Vettel nos últimos minutos, e ficou em primeiro. Já o Webber assumiu a terceira posição.

sábado, 11 de junho de 2011

Dor e redenção

por Diego Santos

Na vida, poucas coisas são melhores do que a sensação de sucesso. Aquele momento apoteótico, quando sentimos o luxurioso gosto do reconhecimento... Quando alcançamos esse estado sublime, é inevitável, mesmo que por momento fugaz, acreditarmos na invencibilidade, acreditar que estamos no topo do mundo e que nunca mais sairemos de lá... Doce ilusão.

Nenhum império dura para sempre. Tudo que sobe desce. Sim, são clichês, mas muitas vezes os clichês têm a irritante mania de estarem certos. Então, um belo dia, quem está no topo cai, e cai feio, pois, como diria o clichê, quanto maior a altura...

E o que fazer? Quando a dor penetra em todas as feridas deixadas pela queda? Alguns sucumbem, entram para a história como vilões. Que dirá Barbosa, o antigo goleiro do Vasco que ainda carrega nas costas o peso pela derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. Mas falando em Vasco e Seleção brasileira...

Nesta semana, vimos dois exemplos de quem foi do céu ao inferno e voltou para contar a história. Ronaldo, aquele que recebeu a alcunha de “fenômeno”, e o Vasco da Gama, time que nos últimos tempos vinha sendo chamado de “campeão dos vice-campeonatos”. Ronaldo era o cara, chegou à Copa do Mundo de 1998 com dois prêmios de melhor jogador do mundo da FIFA, com a responsabilidade de levar o Brasil a mais um título mundial, e no fim das contas, depois de sofrer uma convulsão momentos antes da partida final contra a França, viu Zidane fazer chover em campo e ficar com título. Aquele episódio poderia ser a maior marca da carreira de Ronaldo, a marca do fracasso. Ainda mais depois de sucessivas lesões graves que o afastaram dos gramados por longos períodos. Mas o Fenômeno daria a volta por cima, mesmo chegando desacreditado à Copa de 2002, ajudou o Brasil a ser campeão e ainda foi o artilheiro da competição. Ronaldo deu a volta por cima, e ainda repetiria isso muitas vezes, essa foi a sua marca. Foi vítima de escândalos, acusado de jogar á cima do peso, mas o que vimos nesta terça-feira foi a despedida emocionante de um herói, que entra para história como o maior artilheiro de todos os tempos em copas do mundo e um dos maiores jogadores da história do futebol. E por falar em redenção...

Um dia depois da despedida de Ronaldo, ironicamente, outro fato marcante sem nenhuma ligação aconteceu. Numa partida emocionante, digna de roteiro de Spielberg, o Vasco da Gama venceu o Coritiba e se sagrou, pela primeira vez, campeão da Copa do Brasil, onze anos depois do último título a nível nacional do clube. O mesmo Vasco que nos últimos anos havia amargado dolorosas derrotas em finais de campeonato, e ainda um rebaixamento para a segunda divisão do campeonato brasileiro. O time se reestruturou, e com isso, voltou a figurar seu nome entre os campeões do futebol brasileiro.

Os dois casos mostram como é possível se recuperar, por mais feia que seja a queda, e ainda agregam mais valor aos protagonistas. Pois se conquistar o topo é fantástico, retornar a ele é melhor ainda.

Juiz de Fora é uma das cidades escolhidas para se tornar “base camp” da Copa do Mundo de 2014

por Maria Thereza Genevam

Juiz de Fora pode se tornar Centro de Treinamento de alguma seleção na Copa de 2014. Mesmo incerta, a novidade que ganhou destaque em abril deste ano tem mobilizado os setores público e privado. Aprovada pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa, a cidade disputa com os munícipios mineiros Araxá, Extrema, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. Por estar situada entre grandes centros como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, JF tem grandes chances de hospedar temporariamente um delegação internacional enquanto esta não estiver nas sedes dos jogos oficiais.

Foram analisados requisitos básicos como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves e distância para possíveis hotéis oficiais. De acordo com o secretário de esportes e lazer de Juiz de Fora, Renato Miranda, em termos de estrutura e nível, o Estádio Mário Helênio só perde para o Mineirão e o Parque do Sabiá. Ele ainda acrescentou que até 2014 a cidade estará pronta para receber uma seleção.

O jornalista Ivan Elias disse que a cidade precisa passar por algumas mudanças, “faltam ajustes em relação ao estatuto do torcedor, como colocar câmeras, catracas e o aumento do estádio”. Criado a partir da Lei N° 10.671, de 15 de maio de 2003, o Estatuto que passou por alterações no final de 2010, destaca que todos os estádios de futebol onde são realizadas competições oficiais, não poderão vender mais ingressos do que o número máximo de capacidade de público existente no local. Também está registrado que é dever de toda pessoa física ou jurídica a prevenção da violência entre torcedores e torcidas. De acordo com o responsável pela segurança do estádio Mário Helênio, Major Paulo Henrique, a Polícia Militar passa por treinamentos especiais para cuidar da segurança, e para controlar a entrada e saída de torcedores é importante colocar catracas.


Até o fim de Julho, todos os locais pré selecionados receberão visitas da empresa que presta serviços ao comitê para inspeção e análise. A escolha definitiva está prevista para dezembro de 2013 e os CTs que forem aprovados poderão ser visitados por representantes das 32 seleções que participarão da competição.



Tupi se prepara para a série D com novos reforços

por Rosiléa Arcanjo

Ontem à tarde o Tupi fez mais um treino para a série D do brasileirão. O time carijó que agora conta com vinte jogadores, acertou a contratação de quatro reforços. O atacante Francis e o meio-campista Augusto integram a nova equipe. O volante Assis e o zagueiro Adalberto que atuaram no Campeonato Mineiro de 2010 pelo Tupi estão de volta, agora para a disputa da competição nacional.

O treinador Ricardo Drubscky diz que os treinos realizados em Santa Therezinha servirão de adaptação para os novos integrantes do time: “o entrosamento da equipe começa a partir da prática, dos exercícios realizados em grupo”. Além disso, o técnico acredita que a experiência do elenco é outro ponto forte: “os jogadores que atuaram em outros clubes são de fundamental importância para a nova composição”.

O atacante Francis formado na categoria de base do Atlético Mineiro já atuou no Votoraty de São Paulo antes de jogar no Monte Azul de São Paulo, ex-time do atual treinador do carijó. Já o meia Augusto passou pelo Botafogo e Comercial, ambos de Rio Preto, Fluminense, Ceará e Asa, de Arapiraca.

Conforme tabela divulgada pela CBF, o time juiz-forano deve estrear na competição dia 17 de julho, contra o Crac, em Catalão (GO). O Tupi ganhou uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da série D após a desistência do América-TO.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tupi e série D: presente para o torcedor?

por Joseane Marques

Nesta semana o Tupi começou a se preparar para a disputa da Série D do campeonato Brasileiro. De acordo com o presidente do clube, Áureo Carneiro Fortuna, a competição seria um presente para o torcedor do Carijó. Mas como pode ser um presente, se o novo técnico do Tupi, Ricardo Drubscky, encontra dificuldade em arrumar o time para o campeonato? E para piorar a situação, o clube está com poucos patrocinadores... O que resta ao Tupi é conquistar o apoio da torcida, levar muita gente ao estádio e trabalhar muito pra que o elenco consiga subir o clube para a Série C.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Futebol de cinco em JF

Por Laís De Martin

A Associação dos Cegos criou em 2008, em parceria com a Prefeitura, a primeira equipe de futebol de cinco de Juiz de Fora. O esporte paraolímpico é uma adaptação do futsal para deficientes visuais, com regras diferenciadas e teve sua estreia nas Olimpíadas de 2004.

Assim como no futsal, as equipes de futebol de cinco têm quatro jogadores na linha e um goleiro - o único que tem visão integral. Os jogadores de linha usam vendas nos olhos, para que não haja favorecimento dos que possuem baixa visão ou visão residual. A percepção do jogo é fundamentalmente auditiva. A bola é adaptada, confeccionada com guizos costurados ao couro, para produzir sons e facilitar a localização dos atletas dentro de quadra. Atrás do gol, está posicionado o chamador, outra pessoa que também possui visão integral e fornece as coordenadas que orientam os jogadores no momento de chute a gol.

Para a pedagoga Flávia Alves Bonsanto, projetos como esse proporcionam melhor qualidade de vida para os praticantes. "Para os deficientes visuais, a prática esportiva serve como estímulo para a cidadania e bem-estar, além dos benefícios para a saúde. Segundo o estudante Carlos Cristiano da Silva,17, que é membro da equipe, a modalidade foi importante para seu desenvolvimento pessoal. "Jogar futebol de cinco me mantém saudável e me permite interagir com outras pessoas".

Na instituição, os treinos acontecem as terças e quinta-feiras das 14h às 16h.

Pitacos sobre Coritiba X Vasco

por Ana carolina Carneiro

O jogo foi muito bom de assistir, mas os dois times estavam bem nervosos, e as defesas completamente desarrumadas. Depois de fazer o primeiro gol o Vasco recuou, certamente porque achava que o título já estava garantido. Mas o Coxa não desistiu do título em nenhum momento do jogo. Por conta da forte marcação durante o jogo, o Gigante da Colina encontrou muita dificuldade pra sair tocando a bola. Mas mesmo com Coritiba tendo dominado o jogo todo, não podemos tirar o mérito da equipe Vascaína que, além de ter feito uma ótima campanha ao longo do campeonato, tem um grande elenco capaz de conquistar títulos como este.

Vasco campeão!

por Lívia Garcia

A decisão da Copa do Brasil teve, sem dúvida, um daqueles jogos dignos de uma final, e a torcida do Coxa, é claro, dando um show a parte. Bastante movimentada, a partida teve chances de todo jeito. Mesmo perdendo por 3 a 2 e contando com um pouco de sorte, o Vasco sagrou-se campeão, já que tinha vencido o primeiro jogo no Rio por 1 a 0. O Coritiba buscou até o fim o 4º gol, mas o gigante da colina liberou o grito de campeão que estava entalado na garganta já há algum tempo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Benfica e São Benedito vencem torneiro de futsal dos Curumins

por Diego Santos

As equipes dos Curumins de Benfica e São Benedito venceram a competição de futsal do I Circuito Esportivo dos Curumins, realizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC). As finais do torneio aconteceram na sexta-feira, 3, na sede do Curumim Santa Luzia. No total participaram cerca de 120 meninos e meninas, entre 12 e 14 anos. Todos ganharam medalhas e os três times melhores colocados em cada turno receberam troféus.

“A iniciativa de realizar essa competição foi muito positiva para os jovens, pois o esporte, além de benéfico para a saúde, também estimula a interação social, o respeito entre as comunidades, e o espírito esportivo, ensinando aos adolescentes que a derrota faz parte da vida, e deve servir de aprendizado para o futuro”, declarou o professor de educação física do Curumim, Luís Gustavo Freire.

O Circuito Esportivo terá mais três etapas até o fim do ano, com as seguintes modalidades: peteca, em julho; handebol, em outubro; e vôlei, encerrando a competição, em dezembro.

Confira abaixo os resultados das partidas finais:

Manhã:
São Pedro 1 x 5 Benfica
Santa Luzia 13 x 2 São Benedito
Campeão: Benfica
Vice-Campeão: São Pedro
3º lugar: Santa Luzia
4º lugar: São Benedito

Tarde:
São Benedito 5 x 2 Santa Rita
Vila Olavo Costa 3 x 4 São Pedro
Campeão: São Benedito
Vice: Santa Rita
3º lugar: São Pedro
4º lugar: Vila Olavo Costa

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tupi inicia preparação para a disputa da Série D

Carijó já apresentou novo técnico, readmitiu atletas e mais reforços são esperados até semana que vem

por Danielle Quinelato

O Tupi já começou a preparação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em julho. Ontem, 13 jogadores e o novo técnico, Ricardo Drubscky, foram apresentados. Hoje, a diretoria apresentou o volante Naldo, de 21 anos, que estava no América-MG, e já fez atividades juntamente com o restante do grupo.

O novo técnico está feliz com a oportunidade de trabalhar no clube de Juiz de Fora e segundo ele, a meta da equipe é fazer um bom campeonato e conseguir o acesso para a Série C. “Espero que consigamos montar um bom elenco, para que o Tupi represente muito bem a cidade e quem sabe, possamos pleitear uma vaga na terceira divisão do futebol brasileiro”.

A maioria dos atletas apresentados fez parte do grupo Carijó na disputa do Campeonato Mineiro 2011, em que o Tupi ficou em sexto lugar. A previsão é que mais reforços cheguem ainda hoje. Um dos mais esperados é o atacante Ademílson, ídolo do Carijó em temporadas passadas, que já acertou com a diretoria do Tupi, mas que ainda está definindo sua situação com o clube a que está vinculado.

Segundo o vice-presidente do Carijó, José Roberto Maranhas, os reforços estão chegando aos poucos, e até o final da semana que vem, 90% do grupo que vai disputar a Série D já vai estar treinando. Maranhas destacou que a meta de subir para a série C é bastante possível, tendo em vista a equipe que está sendo montada e a vinda de um bom treinador. Para o vice-presidente, no entanto, a participação da torcida é fundamental. “Precisamos de pelo menos 2.200 pessoas na arquibancada só para pagar as despesas básicas do jogo”, desabafou.

O Tupi está na chave A5 da Série D, junto com os goianos Anapolina e Itumbiara, com o Gurupi de Tocantins e a equipe do Gama, do Distrito Federal. A estréia da equipe Carijó vai ser no dia 17 de julho, contra o Itumbiara, em Goiás. O primeiro jogo em casa vai ser realizado uma semana depois, contra o Gurupi.

A despedida de Ronaldo

por Maria Thereza Genevam

O futebol brasileiro está perdendo mais um grande jogador. Mesmo tendo demorado para se despedir da amarelinha depois de anunciar a aposentadoria, Ronaldo fenômeno oficializa hoje a saída da Seleção Brasileira. No jogo de hoje a noite todos estarão atentos aos últimos lances dele em campo. Esse momento será sempre lembrado com saudade pelos que acompanharam sua carreira, já que o craque teve grande importância para a seleção, bem como para outros grandes times. Vamos torcer para que ele encerre com chave de ouro e faça um gol para comemorar!