quinta-feira, 9 de junho de 2011

Futebol de cinco em JF

Por Laís De Martin

A Associação dos Cegos criou em 2008, em parceria com a Prefeitura, a primeira equipe de futebol de cinco de Juiz de Fora. O esporte paraolímpico é uma adaptação do futsal para deficientes visuais, com regras diferenciadas e teve sua estreia nas Olimpíadas de 2004.

Assim como no futsal, as equipes de futebol de cinco têm quatro jogadores na linha e um goleiro - o único que tem visão integral. Os jogadores de linha usam vendas nos olhos, para que não haja favorecimento dos que possuem baixa visão ou visão residual. A percepção do jogo é fundamentalmente auditiva. A bola é adaptada, confeccionada com guizos costurados ao couro, para produzir sons e facilitar a localização dos atletas dentro de quadra. Atrás do gol, está posicionado o chamador, outra pessoa que também possui visão integral e fornece as coordenadas que orientam os jogadores no momento de chute a gol.

Para a pedagoga Flávia Alves Bonsanto, projetos como esse proporcionam melhor qualidade de vida para os praticantes. "Para os deficientes visuais, a prática esportiva serve como estímulo para a cidadania e bem-estar, além dos benefícios para a saúde. Segundo o estudante Carlos Cristiano da Silva,17, que é membro da equipe, a modalidade foi importante para seu desenvolvimento pessoal. "Jogar futebol de cinco me mantém saudável e me permite interagir com outras pessoas".

Na instituição, os treinos acontecem as terças e quinta-feiras das 14h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário