segunda-feira, 13 de junho de 2011

MotoCross e Mountain Bike: paixão sobre duas rodas

por Sara Muniz


A primeira vez que Marcelo Pantani, 30 anos, subiu em uma bicicleta para participar de um competição de mountain bike foi em 1999, na reserva biológica do Poço D’antas, em Juiz de Fora. O garoto de 18 anos que, até então, fazia parte da plateia tinha, naquele momento, sua vez de atleta. Lá se vão 12 anos de experiência e a paixão pelo esporte ainda continua a mesma: “ O mountain bike é minha razão de viver”, afirma Marcelo.

Assim como Marcelo, Paulo de Mattos, 19 anos, também gosta de estar sobre duas rodas. Praticante de motocross, modalidade enduro, desde os 11 anos, Paulo conta que apesar do interesse pelo esporte foi difícil começar a praticar. “Quando ganhei do meu pai minha primeira moto surgiu a vontade de experimentar o esporte, mas não levava jeito pra coisa. A primeira vez foi um fracasso e pensei ate em desistir. Mas me interessava tanto pelo motocross que decidi tentar, encarar as dificuldades. Graças a Deus, superei o momento e peguei a “manha” do negócio”, diz Paulo.

O mountain bike e o motocross são considerados esportes radicais, aqueles que exploram ao máximo os limites do praticante, já que os colocam em situações extremas de velocidades, altura, temperatura, pressão e outras variantes. Quem deseja se aventurar na prática desses esportes precisa ter resistência, equilíbrio e saber respeitar os limites do próprio corpo. Além de se preocupar em utilizar os itens de segurança, algo indispensável quanto o assunto é esporte radical.

Apesar do risco que oferecem, esses esportes trazem benefícios para a mente e para o corpo. “ O esporte me ajudou muito em vários aspectos da minha vida. Melhorou meu condicionamento físico, me deu mais disposição para agir, falar e pensar. Ao praticar o esporte tenho a sensação de liberdade , e isso faz bem pra cabeça”, diz Marcelo. Paulo concorda: “ É uma sensação muita boa, só quem vive sabe o que é. Você consegue descarregar o estresse da semana inteira em um só dia”.

Marcelo Pantani em uma de suas competições pela região

Paulo de Mattos treinando motocross

Nenhum comentário:

Postar um comentário