sábado, 11 de junho de 2011

Juiz de Fora é uma das cidades escolhidas para se tornar “base camp” da Copa do Mundo de 2014

por Maria Thereza Genevam

Juiz de Fora pode se tornar Centro de Treinamento de alguma seleção na Copa de 2014. Mesmo incerta, a novidade que ganhou destaque em abril deste ano tem mobilizado os setores público e privado. Aprovada pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa, a cidade disputa com os munícipios mineiros Araxá, Extrema, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. Por estar situada entre grandes centros como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, JF tem grandes chances de hospedar temporariamente um delegação internacional enquanto esta não estiver nas sedes dos jogos oficiais.

Foram analisados requisitos básicos como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves e distância para possíveis hotéis oficiais. De acordo com o secretário de esportes e lazer de Juiz de Fora, Renato Miranda, em termos de estrutura e nível, o Estádio Mário Helênio só perde para o Mineirão e o Parque do Sabiá. Ele ainda acrescentou que até 2014 a cidade estará pronta para receber uma seleção.

O jornalista Ivan Elias disse que a cidade precisa passar por algumas mudanças, “faltam ajustes em relação ao estatuto do torcedor, como colocar câmeras, catracas e o aumento do estádio”. Criado a partir da Lei N° 10.671, de 15 de maio de 2003, o Estatuto que passou por alterações no final de 2010, destaca que todos os estádios de futebol onde são realizadas competições oficiais, não poderão vender mais ingressos do que o número máximo de capacidade de público existente no local. Também está registrado que é dever de toda pessoa física ou jurídica a prevenção da violência entre torcedores e torcidas. De acordo com o responsável pela segurança do estádio Mário Helênio, Major Paulo Henrique, a Polícia Militar passa por treinamentos especiais para cuidar da segurança, e para controlar a entrada e saída de torcedores é importante colocar catracas.


Até o fim de Julho, todos os locais pré selecionados receberão visitas da empresa que presta serviços ao comitê para inspeção e análise. A escolha definitiva está prevista para dezembro de 2013 e os CTs que forem aprovados poderão ser visitados por representantes das 32 seleções que participarão da competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário